-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

Canto franciscano

Ary dos Santos / Popular *fado menor*
Repertório de José Manuel Castro

Por onde passaste tu 
Que não soubeste passar?
Pela sandália do tempo 
Pelo cílio do luar
Pelo cilício do vento 
Pelo tímpano do mar?
Por onde passaste tu
Que não soubeste passar?

Por onde passaste tu 
Que me ficaste cá dentro
Tenaz do fogo divino 
Irmão pinho ou aloendro?
Por onde passaste tu
Que me ficaste cá dentro?

Pois bem: nos campos da fome
Ou nos caminhos do frio
Se eu inventasse o teu nome
Lançava-te o desfio

Por onde passaste tu
Pétala viva dos pobres
Irmão dos cardos dos cerdos
Rei das chagas e dos podres
Por onde passaste tu
Não passaram minhas dores

Nasci da mãe que não tive 
Do pai que nunca terei
E aquilo que sobrevive 
É o irmão que não sei

Uma espécie de fogueira 
De corpo que me deslumbra
Tudo o mais à minha beira 
É uma réstia de sombra

Por onde passaste tu 
Com artelhos de penumbra?
Eis-me, eis-me, incendiado 
Por não saber perdoar
Meu irmão passa de lado
Eu sei como hei-de passar