-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As letras publicadas referem a fonte de extração, ou seja: nem sempre são mencionados os legítimos criadores dos temas aqui apresentados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. . .

7090 LETRAS <> 3.082.000 VISITAS em FEVEREIRO 2024

. . .

A Oliveira

Frederico de Brito / Miguel Ramos *fado oliveira*
Desconheço se esta letra foi gravada
Publico-a na esperança de obter informação credivel
Letra transcrita do livro editado pela Academia da Guitarra e do Fado


Sentei-me à sombra fagueira
Duma frondosa oliveira
Posta à beira dum caminho
Nem uma folha tremia
E no silêncio, eu ouvia-a
Murmurar muito baixinho

Foi um moço cavador
Que me pôs com todo o amor 
Neste chão abençoado
E depois de estar criada
Eu dei-lhe o cabo da enxada 
E o timão do seu arado

Quis dar-lhe a trave do lar
Dei-lhe a lenha p’ra queimar 
Dei-lhe o azeite da ceia
Dava-lhe a sombra no estio
E em noite d’inverno frio 
Dava-lhe a luz da candeia

Vi-o velhinho e cansado
Dei-lhe o nodoso cajado 
Mas, fosse lá p’lo que fosse
Farto da vida, buscou-me
Veio a meus braços, mirou-me 
E neste ramo enforcou-se

Olhei a triste oliveira
A dar-me a sombra fagueira 
Nesse dia abrasador
Estava cheiinha de fruto
Como coberta de luto 
P’la morte do cavador